2014 - IGREJA SÃO MIGUEL ARCANJO - FACHADA (3)Instalada aos 28 outubro de 1987
Rua Josephina FrançoiseHaluch, 55
Jardim Brasília- CEP83.020-400
São José dos Pinhais – PR

O nascimento da comunidade

Os moradores do bairro Jardim Brasília participavam, inicialmente, das celebrações no antigo Seminário dos padres dos Sagrados Corações, atual Campus II da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, posto que até o ano de 1987 não existia acesso direto para o bairro Bom Jesus.

O desenvolvimento da comunidade

Todavia, motivados pelo padre Guilherme Giesen – svd, e com a ajuda da Mitra da Arquidiocese de Curitiba, em outubro de 1987 (cf. livro Tombo, p. 39), foram adquiridos dois lotes de terrenos. Animados com a aquisição dos imóveis o povo se mobilizou com listas de contribuições objetivando o início da construção de uma capela.
Assim, no dia 18 de agosto de 1988 começou o trabalho com a construção de um muro de arrimo. Logo depois veio a terraplanagem e em seguida a construção de um Centro Comunitário, sendo que no dia 16 de Janeiro de 1989, o Pároco, Padre Guilherme Giesen-svd, assinou o contrato para a construção do Centro Comunitário no Jardim Brasília, cuja inauguração se deu em meados de 1990. Grande ajuda financeira veio do primeiro pároco desta Paróquia, o Padre José Arz-svd, através da contribuição de seus amigos na Alemanha.

padre-GiesenO bairro cresceu na sua geografia e na sua população. Praticamente está unido ao bairro Ouro Preto, há menos de um quilômetro da Capela de Nossa Senhora de Guadalupe.

No dia 30 de setembro de 2012, o Padre Guilherme Giesen – svd, idealizador da comunidade, celebrou o louvor a Deus pelos vinte cinco anos desde o início desta comunidade.

No dia 03 de junho de 2014. Dom Francisco Carlos Bach, durante visita paroquial, visitou a comunidade da Capela de São Miguel Arcanjo no Bairro Jardim Brasília. Após calorosa acolhida pelas crianças da catequese foi celebrada a Santa Missa. Fizeram-se presentes muitas pessoas da comunidade São Miguel bem como da comunidade do bairro Portal do Sol. Durante a homilia Dom Francisco recordou o texto do evangelho proclamado que narra a oração de Jesus ao Pai que pede para cada um de nós a vida eterna. Dom Francisco também disse que se percebe o sinal de maturidade de uma comunidade quando esta sai de si mesma e vai ao encontro de outra comunidade que precisa de sua ajuda. E a comunidade São Miguel sai de si mesma e há alguns anos está colaborando com a tão jovem comunidade Portal do Sol. Palavra-chave: MATURIDADE da comunidade.

A vida pastoral da comunidade

Atualmente a população da comunidade do bairro Jardim Brasília é de aproximadamente quatro mil e quinhentos habitantes. A comunidade de São Miguel Arcanjo também, desde o seu início, tem ajudado no desenvolvimento das celebrações da comunidade do bairro Portal do Sol.

Pastorais e Movimentos:

– Conselho Missionário-Pastoral da Comunidade
– Equipe executiva de administração e economia
– Pastoral do Dízimo
– Pastoral Catequética
– Pastoral Litúrgica
– Equipe de cantos
– Coroinhas
– Movimento das Capelinhas
– Pastoral do Batismo
– Pastoral Social
– Vicentinos
– Pastoral de Acolhida
– Grupo de Jovens
– Terço dos Homens
– Grupo de Reflexão em família
– Legião de Maria
– Salvatorianos

Ainda vale ressaltar que o Movimento das Capelinhas possui 10 capelinhas que peregrinam em aproximadamente duzentas e cinquenta famílias mensalmente.

Ministérios auxiliares:

A Comunidade conta com:

06 Ministros auxiliares da comunidade para a distribuição da Eucaristia
01 Ministro auxiliar da comunidade para a Palavra de Deus
02 Ministro auxiliares da comunidade para a Esperança Cristã

Existem vários denominações neo-pentecostais no Jardim Brasília. Destacamos a presença da comunidade da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

 

Horários das celebrações
Segunda-feira
20h00 – Terço dos homens

Terça-feira
14h30 – Terço e novena em honra da Divina Misericórdia

Quarta-feira
20h00 – Celebração da Palavra e novena em honra de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Quinta-feira
06h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento e Terço Eucarístico

Sextafeira
20h00 – Terço e novena em honra da Divina Misericórdia
– na 1ª. sexta com Adoração ao Santíssimo Sacramento

Sábados 

19h30 – Missa na Capela

Domingo
09h15 – Celebração Dominical

Todo dia 29
20h00 – Celebração da Palavra e novena em honra de São Miguel Arcanjo