2013 - dezembro25 - Capela N_ Sra_ Guadalupe

 Instalada aos 17de abril de 1983
Rua Quirino Zagonel, 875
Bairro Ouro Preto  – CEP: 83020-250
São José dos Pinhais – PR

O nascimento da comunidade

A comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe da Paróquia do Senhor Bom Jesus, situada no bairro Ouro Preto, conforme o Livro Tombo paroquial à página 21 verso, teve sua primeira missa campal no domingo dia 17 de abril de 1983. A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe foi levada em procissão até o local onde foi construída uma capela confiada ao seu patrocínio. A primeira missa foi presidida pelo Pe. Luis Dumont, svd. Depois da missa foi levantado um cruzeiro com a data da celebração.

O desenvolvimento da comunidade

No mesmo livro tombo, página 29, foi assentado que o Pe. José Arz – svd realizou uma campanha com amigos em prol da construção da Capela do bairro Ouro preto, arrecando na época um valor aproximado de três mil, setecentos e trinta dólares. À página 30, consta que no dia 23 de março de 1985 foi celebrada a primeira missa no corpo da igreja ainda em construção, já levantada com cobertura, entretanto, sem portas e janelas, sem reboco nem piso.

No dia 17 de abril de 2013 a comunidade celebrou os trinta anos desde a primeira Missa. Momento marcante que contou com a participação de várias pessoas que ajudaram na caminhada e primeiras construções, tanto física, quanto pastoral. Quem presidiu esta celebração dos trinta anos foi o Padre Guilherme Giesen – svd, na oportunidade com oitenta e cinco anos de idade, permanente motivador e amigo da comunidade.

235No dia 04 de junho de 2014 Dom Francisco Carlos Bach realizou a visita à comunidade da Capela Nossa Senhora de Guadalupe no Bairro Ouro Preto. Acolhido com o canto que expressa o lema episcopal de Dom Francisco – Em tuas mãos -, este lema acompanhou toda a reflexão durante a celebração e de modo particular na homilia. Em tuas mãos, Senhor, entregamos a vida, a comunidade, o planejamento das atividades pastorais, sempre em sintonia com toda a Paróquia, com a Diocese, e com toda a Igreja. De modo particular Dom Francisco propõe o cultivo da cultura vocacional – FALAR, REZAR – CONVIDAR -, bem como a necessidade antropológica e religiosa de nos encontrar em pequenos grupos de reflexão para rezar, para partilhar a vida e para crescermos na fé. Palavra chave: CONFIANÇA em Deus através da comunidade.

A vida pastoral da comunidade

Um dos meios de comunicação da comunidade é o blog que pode ser acessado no endereço http://capnsguadalupe.blogspot.com.br.

Atualmente existem doze Capelinhas de Nossa Senhora do Movimento das Capelinhas que visitam diariamente as casas das famílias da comunidade. Há treze catequistas e cinco auxiliares de catequistas que zelam pela educação na fé de aproximadamente duzentos catequizandos. A vida pastoral da comunidade está organizada com as seguintes pastorais e movimentos eclesiais:

  • Conselho Missionário-Pastoral da comunidade
  • Equipe executiva de administração e economia
  • Pastoral do Dízimo
  • Pastoral da Comunicação
  • Pastoral Litúrgica
  • Pastoral Catequética
  • Movimento das Capelinhas
  • Pastoral da Comunicação
  • Grupo Mães de fé
  • Pastoral Social
  • Grupo de oração da Renovação Carismática Católica.

Ministérios auxiliares

A Comunidade conta com:

  • 02 Ministros auxiliares da comunidade para a distribuição da Eucaristia
  • 02 Ministros auxiliares da comunidade para a Palavra de Deus

Celebrações

Segunda-feira
19h30 – Terço com o grupo das “Mães de Fé”.

Quarta-feira
19h30 – Celebração da Palavra e novena em honra de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Sábado
19h30 – Celebração da palavra.

Domingo
09h15 – Santa Missa.

Dia 12 de cada mês
19h30 – Celebração da novena perpétua em honra de Nossa Senhora de Guadalupe.