ORIENTAÇÕES EM PREPARAÇÃO DA CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
1.) Espórtula
Cada crismando terá a oportunidade de, como gesto concreto de pessoa adulta, amadurecida na fé e membro da Igreja, entregar em espécie de “espórtula” uma certa quantia financeira, que não deve ser inferior daquela orientada pelo Regional Sul II, a ser determinada pelos próprios pais em reunião própria e que será entregue e revertida para a ajuda de custos do Seminário Diocesano, colaborando assim com a formação dos seminaristas.
2.) Custos com material próprio para os ritos em preparação à confirmação
A coordenação da Catequese de cada comunidade comunicará aos pais os custos com materiais, entre outros, em preparação ao Sacramento da Confirmação. É importante esclarecer a diferença dos custos e da espórtula por ocasião do sacramento.
3.) Reconciliação
Não se busca o sacramento da reconciliação por ocasião de outro sacramento. Não se confessa para receber a Eucaristia, para ser crismado, para ser padrinho de batismo, para o casamento. O sacramento da Reconciliação é a responsável acusação dos próprios pecados e o encontro com a misericórdia de Deus que se manifesta na Igreja. Assim sendo, será oportunizada uma data para a confissão, mas que esta não seja em forma de coação, e sim de maturidade na vida de fé que se expressa na vivência comunitária.
4.) Sobre o padrinho-madrinha do sacramento da confirmação
Para que alguém desempenhe o encargo de padrinho, é necessário que preencha as condições mencionadas no cânon 874 do Código do Direito Canônico, a saber:
– Tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;
– Tenha completado dezesseis anos de idade, ou pareça ao pároco ou ministro que se deva admitir uma exceção por justa causa;
– Seja católico, confirmado, já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;
– Não se encontre atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;
– Não seja o pai ou a mãe do crismando.
– Que seja uma pessoa participante da comunidade eclesial onde resida.
– Orienta-se que o padrinho-madrinha procure o sacramento da confissão antes da celebração da crisma para que também possa participar da Sagrada Comunhão Eucarística.
5.) Renovação das promessas batismais
Ordinariamente a renovação das Promessas Batismais seja feita antecipadamente na própria comunidade de cada crismando.
6.) Questões práticas
Os assuntos referentes à fotografia, filmagem, roupas, entre outros, serão orientados pela coordenação da catequese paroquial e de cada comunidade.
Sobre a roupa dos padrinhos-madrinhas: pede-se que vistam-se de acordo com o ambiente em que estarão ingressos. Pede-se que haja o bom senso nas estampas das roupas, que não estejam em desacordo com a fé que professamos.
7.) Retiro
Recomenda-se que um ou dois meses antes da celebração da Confirmação seja oportunizado um dia de retiro. O tempo da Quaresma é o tempo oportuno para tal.