vexillum_very_clearLEGIÃO DE MARIA

NOME E ORIGEM: A Legião de Maria é uma Associação de católicos, que com a aprovação da Igreja e sobre o comando de Maria Imaculada, Medianeira de Todas as Graças, (Formosa como a lua, brilhante como o sol e, paras satanás e seus adeptos, terrível como um exército em ordem de batalha), se constituíram em legião para servir na guerra perpetuamente travada pela Igreja contra o mal que existe no mundo.
Este Exército de Cristo, comandado pela sua Mãe, teve a mais humilde das Origens:
O Sistema Legionário, espalhado por todo o mundo, mostra-se eficaz para ajudar o católico a praticar a sua Fé. “A reunião semanal é o coração donde jorra para as veias e artérias o sangue vivificante, fonte de luz e de energia”.

FUNDAÇÃO: Na Irlanda, o jovem Frank Duff, católico fervoroso e desprendido, que amava muito a Deus, a Nosso Senhor Jesus Cristo e à Maria. Participava diariamente da Santa Missa e recebia a Eucaristia, rezava o Terço, o Ofício Divino ou Liturgia das Horas. Desde muito jovem costumava visitar os doentes, os pobres e marginalizados, os mais desprezados de Dublin, capital da Irlanda e era membro da Ordem Terceira dos Vicentinos; Fundador da Associação de Pioneiros da Temperança Total, em honra do Coração de Jesus, ( quem pertence a essa Associação, compromete-se a abster-se durante a vida inteira de bebidas alcoólicas e rezar um Oferecimento Heróico duas vezes por dia e fundou também o grupo de Patrícios com o objetivo de ensinar e desenvolver conhecimentos religiosos às pessoas encorajando-as ao Apostolado.

Com sua sensibilidade em relação aos mais humildes, e iluminado pelo Espírito Santo, sentiu que deveria fazer algo mais (além das visitas e socorros materiais). Juntamente com o Padre Michel Thoor e mais 15 moças e uma senhora (Elizabeth Kirwan), reuniram-se para uma reunião. Era o dia 07/09/1921 – 20:00 horas, Véspera da Natividade de Nossa Senhora, em Mira House, Francis Street, Dublin – Irlanda. “Em volta de uma mesa com toalha branca, imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (Nossa Senhora das Graças),, dois vasos com flores e duas velas acesas. Após rezarem a invocação ao Espírito Santo e o Terço, refletiram sobre a melhor maneira de mais agradar a Deus e a Nossa Senhora e planejaram como colocá-la em prática. Em seguida visitaram um grande Hospital com doentes pobres e esquecidos. Na semana seguinte voltaram a reunir-se para partilhar o trabalho realizado e rezarem juntos e assim até hoje , em 170 paises”.
No início chamou-se Associação de Nossa Senhora da Misericórdia (Man. págs. 10 e 11).

SUA FINALIDADE: O fim da Legião de Maria é a Glória de Deus por meio da santificação dos seus membros, pela (Oração, e Cooperação ativa, sobre a direção da Autoridade Eclesiástica), na obra de Nossa Senhora e da Igreja. (Man. pág. 11).

SEU ESPÍRITO: O Espírito da Legião de Maria, é o próprio espírito de Maria, de quem os legionários se esforçarão por adquirir em particular: (Humildade, Obediência, Doçura, Oração, Mortificação, Paciência, Sabedoria, Amor e a Fé. (manual pág. 12).

O fundador Frank Duff, inspirou-se na Legião Romana (exército do Imperador Romano), para organizar as diversas categorias para a Legião de Maria, que são: “CONCILIUM LEGIONIS MARIAE, SENATUS, REGIA, COMITIUM, CURIA E PRAESIDIUM”. Segundo Ele, se o exército romano era tão forte e corajoso para servir ao Imperador, a Legião de Maria (Exército de Cristo), comandado por Maria, também deveria ser forte, corajosa para servir a Deus e sua Igreja.
Para isto, cada legionário(a), deve manter uma união íntima com Cristo. União esta, que “começou no Batismo, desenvolveu-se na Confirmação e realizou-se pelo Alimento concedido na Eucaristia, na Oração e no Sacramento da Reconciliação”. (Manual pág. 203.

COMO A LEGIÃO DE MARIA É FORMADA?
A Legião de Maria é formada por membros Ativos; isto é: “As pessoas que participam da reunião semanal do Praesidium e realizam em duplas a Atividade proposta durante a reunião em benefício das outras pessoas já citadas, rezam as Orações da Tessera. Quando estes membros participam da Missa diariamente e comungam, rezam a Liturgia das Horas ou Ofício, são Pretorianos”. Membros Auxiliares: “ Rezam o Terço diariamente e as Orações da Tessera. Quando participam da Missa e Comunhão diária e rezam um Ofício, são membros Adjutores. As irmãs, religiosos, padres e seminaristas pertencem a esta categoria”.

COMO A LEGIÃO CRESCEU E ATINGIU OS QUATRO CANTOS DO MUNDO?
A Legião, em 1928 sai da Irlanda, onde é fundado o primeiro Praesidium na Escócia; em 1929 é fundada em Londres; em 1931, fundou-se na Índia, seguindo para o Novo México, Estados Unidos. Muitos sacerdotes assistiram ao congresso Eucarístico Internacional de Dublin em 1932 e procuram introduzir a Legião em suas Dioceses. Entre os peregrinos, uma senhora australiana leiga e um sacerdote levam a Legião de Maria à Austrália e nesse mesmo ano também a África.
Em 1937, na China, e nos anos seguintes: propaga-se pela Costa Rica, Panamá, Malta, França, Filipinas, Egito, Terra Santa, Holanda, México, Alemanha, Itália, Bélgica, Colômbia; Dinamarca, etc.
Em apenas alguns anos, após a fundação, a Legião de Maria, começou a espalhar-se para outros países da Europa, África, Ásia, América do Norte, Oceania e finalmente à América do Sul, Graças a Deus e aos chamados: Servos Bons e Fiéis, que eram enviados pelo Concílium Legionis para levar a Legião para o mundo todo. Dentre os enviados, estão: A Serva de Deus (Ir.Edel Quinn) que levou a Legião à África, sem nunca mais voltar à Irlanda e ( Ir. Alfonso Lamb) que fundou a Legião em vários países da América Latina, principalmente na Argentina. “Servos de Deus, em processo de Beatificação”.

No Brasil, a Legião chegou em 1.951. O Irmão João Creff, M.S. a conheceu na França em 1950 por um sacerdote que havia conhecido a Legião na Alemanha, interessou-se e foi assistir a uma reunião do Senatus de Paris, onde foi colocado em contato com o Concilium Legionis Mariae. De volta ao Brasil conseguiu autorização de Dom Jaime Barros Câmara, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, e a 27/10/1951, no Santuário de Fátima, realizou-se a primeira reunião do Praesidium Refugium Peccatorum. Em 1.954, a Ir. Joaquina Lucas (Filipina), fundou no Nordeste brasileiro e a Ir. Mary Clerkin, fundou o primeiro Praesidium em São Paulo e no Paraná (Ponta Grossa e em Curitiba, que não perseverou). Em 1.956, em Curitiba na Paróquia Santa Terezinha, foi recomeçada a Legião de Maria. Em 1960, legionárias de Curitiba, fundaram em São José dos Pinhais o primeiro Praesidium na Paróquia São José, com o título: Nossa Senhora Assunta ao Céu.

Em janeiro de 1.978, um membro deste Praesidium (Ir. Irena Ayres Machado) que com a autorização do Pe. José Arz, Pároco da Paróquia Bom Jesus, e dos Oficiais da Curia Regina Apostolorun da Paróquia Bom Jesus de Curitiba e ajuda do Pe. Léo Pienka da Paróquia São José, iniciou o primeiro Praesidium na Paróquia com o nome de: “Praesidium Nossa Senhora, Maria, Mãe da Igreja”, a trinta e dois anos e continua até hoje. Após este praesidium , a Legião foi crescendo na Paróquia e iniciaram-se outros Praesidia: um para casais (Torre de Davi) e outro para jovens (Maria de Nazaré). Alguns anos mais tarde, iniciaram-se outros Praesidia para jovens, para adultos na Matriz e em três comunidades.Muitos não perseveraram por vários motivos: trabalho, estudo, mudanças, problemas particulares, que fizeram com parassem com suas atividades e também, porque muitos são chamados, mas quase ninguém tem tempo para as coisas de Deus. Atualmente iniciaram-se mais alguns Praesidia e retornaram outros que estavam parados.

Em 18/07/1993, como a Legião havia crescido muito na Paróquia, fundou-se a Curia Nossa Senhora Magníficat desmembrada da Curia Rosa Mística (que a partir de 26/07/2008, foi elevada a: Comitium Rosa Mística).

ATUALMENTE A LEGIÃO DE MARIA NA PARÓQUIA BOM JESUS ESTÁ ASSIM CONSTITUÍDA:
CURIA NOSSA SENHORA MAGNIFICAT (1993); formada pelos seguintes Praesidia: Praesidium Nossa Senhora Maria Mãe da Igreja (1978); Praesidium Nossa Senhora dos Navegantes (1980); Praesidium Nossa Senhora da Paz (1981); Praesidium Nossa Senhora do Carmo (1995); Praesidium Nossa Senhora dos Anjos (2000); Praesidium Mãe da Divina Graça (2002); Praesidium Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos (2003); Praesidium Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (2006); Praesidium Nossa Senhora das Graças (2007); Praesidium Nossa Senhora da Luz (2009); e Praesidium Imaculado Coração de Maria (em início); reabertura do Praesidium Nossa Senhora Esposa do Espírito Santo.

TRABALHOS REALIZADOS PELA LEGIÃO DE MARIA, NA PARÓQUIA DO SR. BOM JESUS:
Visitas às famílias, aos enfermos, aos idosos, às pessoas em dificuldades, aconselhamento, Jornada Apostólica nos bairros, visitando as famílias em geral, catequese para 1ª Eucaristia, Crisma, Batismo, e de Adultos, preparação para o Sacramento do Matrimônio, na Liturgia, Contatos e Orações nos cemitérios no Dia de Finados, em velórios, visitas às famílias enlutadas, Cadastramento das famílias carentes para a Pastoral Social, Pastoral do Batismo, Encontros de Jovens, visitas a Hospitais e Casas de Repouso, a pessoas de outras religiões, Visitas para levar a Comunhão aos idosos e enfermos como Mesc, Grupos de Reflexão em família, Via-Sacra em família, Coordenações de Novenas de Natal, Oração do Terço nas famílias, na Capela do Hospital São José, coral de crianças, teatro de crianças e de jovens sobre Natal e alguns membros trabalharam em Missões em locais distantes a P.P.C. (Peregrinação Por Cristo) em Guaraqueçaba e Cruzeiro do Sul, nas Santas Missões Populares e outros.

Texto elaborado à partir do Manual Legionário, texto da Internet (Senatus de Belo Horizonte), livros de atas dos vários grupos e conhecimentos adquiridos com o passar dos quase trinta e cinco anos de funcionamento da Legião de Maria, na Paróquia do Sr. Bom Jesus de São José dos Pinhais.