Pastoral do Dízimo

“Deus ama a quem dá com alegria” (2Cor 9,7)

Para o bom funcionamento da Comunidade Paroquial, é preciso comunhão e participação que exigem engajamento, tanto na provisão de recursos quanto na administração paroquial.

A responsabilidade de sustentar a comunidade paroquial é um compromisso de todo cristão. Ofertas, campanhas e festas podem ajudar, mas a colaboração há de ser organizada, frequente e generosa, proveniente basicamente do Dizimo da comunidade Paroquial.

A formação, a manutenção do patrimônio e as novas exigências da evangelização supõem recursos. Mesmo que a comunidade paroquial seja pobre, é fundamental exercer a partilha como sinal de comunhão de bens.

Em nossa Paroquia já avançamos na organização da Pastoral do Dizimo, e é muito importante que o Dizimo garanta o seu sentido comunitário: “Deus ama a quem dá com alegria” (2Cor 9,7).  É a alegria de doar com liberdade e consciência de ser um sinal de partilha.

O Dizimo não se refere a uma taxa ou mensalidade, o verdadeiro significado é a retribuição, segundo a qual é preciso doar para receber a benção.

A participação financeira na partilha de recursos com a comunidade paroquial deve ser um processo desencadeado pelas pequenas comunidades que formam seus discípulos missionários, a união das pequenas comunidades na grande paroquia favorece a subsidiariedade, para que todos possam se sentir protagonistas na comunidade cristã.

Não basta a união nos trabalhos das pessoas que atuam na paroquia; é preciso unidade recíproca referencia, pela qual todos se sintam pertencentes à mesma família de fé que mantém vínculos de amizade e fraternidade.

Para haver comunidade eclesial é preciso que haja Fé, Esperança, Caridade e Co-responsabilidade.

Fonte: Documento da CNBB 100Dizimo